Top 5 - Produções da Marvel

 Este é o último post da trilogia Marvel, especial de retorno do Tatu do Impensável. Aqui estão presentes os 4 melhores longas do estúdio, na minha singela opinião. A intenção era fazer somente duas postagens, mas me empolguei ao escrever sobre o Age of Ultron (tudo bem, não vale mais nota mesmo. A Karina não vai mais dar 5 pra gente). No final, fiz uma breve consideração sobre o universo que a Marvel está construindo. 

Homem de Ferro
 E foi assim que o Universo Cinematográfico começou: com Back in Black no deserto! Iron Man foi o filme que abriu as portas para o estúdio iniciar seu domínio em Hollywood. E Robert Downey Jr. tem um papel fundamental nisso aí. Sua atuação como o Tony Stark é espetacular. Tanto que uma geração inteira vai olhar pro Homem de Ferro e ver o Robert, olhar pro Robert e lembrar que ele é o Homem de Ferro. A narrativa é ótima, a trilha sonora é excelente (AC/DC e Black Sabbath!). A origem do herói é muito bem executada, desde seu sequestro pelos terroristas aos testes com a armadura, passando pela fuga do cativeiro com a Mark I. A mudança de personalidade do Tony Stark caiu como uma luva para atrair o grande público (nas HQ's ele é um alcoólatra chato e egocêntrico, botaram um bom humor nele). Até eu que não gosto muito do Homem de Ferro curto muito esse filme (difícil gostar dele na Guerra Civil). 

Os Vingadores
 Um típico filme pipocão. Daqueles blockbusters pra botar no Blu-Ray e se divertir por duas horas. O filme que é o ápice da fase , confirmando o sucesso de um planejamento para um universo compartilhado. Ótimo ritmo, carisma dos personagens, diálogos excelentes, belas cenas de ação (como a excelente Batalha de Nova York) e muito bom humor, na hora certa.  Além disso, uma excelente atuação do Loki. Esse filme é tudo de bom.

Guardiões da Galáxia
 Quem apostaria em um grupo espacial do qual o público nunca ouviu falar na vida, que contém um guaxinim falante e uma árvore ambulante? Pois é, a Marvel apostou e acertou em cheio. Introduzindo o pano de fundo cósmico ao seu universo, explicando sobre as importantes Jóias do Infinito, CGI de encher os olhos, um ritmo legal, bom humor, carisma, trilha sonora espetacular, tudo isso criando uma space opera de primeira (coisa que os episódios 1 e 2 de Star Wars não conseguiram criar). Filme louco, uma das melhores surpresas de 2014. 

Capitão América: O Soldado Invernal
 Filmaço. Na minha humilde opinião, esse é o melhor da Casa das Ideias. Aqui a Marvel foge um pouco da sua fórmula bem humorada e nos entrega um ótimo thriller de espionagem. Até o final do longa tive uma constante sensação de ameaça, resultado de um excelente desenvolvimento da trama e das conspirações da Hidra, que se infiltrou em nossos dias na S.H.I.E.L.D. Ação excelente, ótimos momentos de Nick Fury, Viúva Negra e Falcão, ótima atuação do Chris Evans, o Soldado Invernal é aterrorizante. Tudo isso mesclado a uma discussão bem atual, a questão de liberdade e privacidade X vigilância e segurança (e é um debate desse tipo que eu quero que seja muito bem abordado em Guerra Civil ano que vem).

Bônus: Demolidor, do Netflix
 Quem achou que só ia ter filme aqui foi bem enganado por mim. Coloco essa série no top 5 de coisas que a Marvel adaptou. 
Primeiramente, devo dizer que a parceria com o Netflix foi a melhor escolha que fizeram. A Marvel possui um universo compartilhado que pretende, aparentemente, incluir suas séries de TV. Com um cronograma todo planejado, é bem melhor pros espectadores que toda a temporada seja lançada de uma vez via streaming em vez de ter de acompanhar uma vez por semana em algum canal de TV. 
 Agora, a série. Ela é espetacular. Uma ambientação perfeita da Cozinha do Inferno, fotografia ótima, coreografias de luta espetaculares (aquele plano sequência no segundo episódio me lembrou Oldboy), violência, referências aos quadrinhos. Os personagens secundários são muito, mas muito bem explorados. Temos um excelente vilão, um brilhante e multifacetado Rei do Crime. Um filme de 13 horas com uma ótima história de origem (que lembra muito a graphic novel O Homem Sem Medo). 
Vincent D'Onofrio, o Wilson Fisk, em Full Metal Jacket

Falando nos quadrinhos, a série pega elementos de duas memoráveis fases do personagem nos gibis: a violência e o realismo de Frank Miller e os diálogos afiados de Brian Michael Bendis.
Frank Miller, uma das mentes por trás do Demolidor
Brian Michael Bendis, outra mente por trás do Demolidor

Eu poderia falar também sobre Agent Carter e Agents of S.H.I.E.L.D., mas eu não assisto essas. A primeira estou pensando em acompanhar. A segunda sem chance (temporadas de 22 episódios me assustam). Vai sair mais seriados de heróis urbanos pelo Netflix. O proximo é o da Jessica Jones, que deve sair ainda este ano. Pelo que parece, será inspirado na HQ Alias, que é boa PRA CARAMBA.
Krysten Ritter, a Jessica Jones, sim, você já viu essa moça em Breaking Bad

 E aqui terminam as minhas pequenas resenhas das produções Marvel Studios. Tem filme bom programado até 2019, então é bom estar vivo até lá. Esse conceito de universo compartilhado é muito legal, aproveita o que ambas as mídias (cinema e TV) têm de melhor, criando uma trama legal e bem amarrada entre as diversas produções do estúdio. Agora é tomar cuidado e executar isso de uma boa forma, sem tornar as coisas confusas demais (imagina, pra entender o Homem de Ferro 5 ser preciso ler antes as edições 153 a 388 da revista, jogar o jogo de Xbox e ver 17 episódios do seriado do Howard, o Pato). Aproveitar o que a narrativa transmídia tem para oferecer de melhor.
Como estará a sua vida em 2019?
 Outros estúdios começam a embarcar no mesmo navio: a Fox pretende fazer crossovers entre o Quarteto e os X-Men (deixem os mutantes com a Fox, imagina a confusão tentar inseri-los no Universo Marvel agora) e a DC/Warner já começou o seu e tem tudo planejado (espero que dê certo, sonho desde criança com um filme da Liga da Justiça). Enquanto isso, a Marvel continua firme e forte. Os filmes, que um dia já a salvaram da falência, agora servem para comprovar seu domínio. Mas a hegemonia não vai durar pra sempre. E quem ganha somos nós.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 chatos que falaram:

Clique aqui para chatos que falaram
8 de julho de 2015 às 21:13 ×

Boa higa

Selamat Pedro dapat PERTAMAX...! Silahkan antri di pom terdekat heheheh...
Balas
avatar
admin
Obrigado pelo seu comentário