David Carson e o design gráfico

Como a maioria dos nossos leitores já devem saber, nós (eu, Pedro, Higa e Caio) estamos no ensino médio integrado ao curso técnico de multimídia, e, dentre o que aprendemos no curso, o design gráfico é uma parte bastante importante.

Eu, portanto, pensei: por que não um post relacionado a um assunto que tenho convivido bastante durante o ano e que me interesso bastante? Bom, cá estamos, neste post com um assunto um tanto quanto diferente dos demais já postados: Design Gráfico, ou, mais especificamente, um designer gráfico: David Carson.

Design gráfico é uma forma de mostrar, visualmente, ideias e conceitos, através de algumas técnicas específicas. É ele quem dita a estrutura da comunicação impressa  no geral (jornais, revistas, panfletos, embalagens,etc), já que estes meios tem de estabelecer relações visuais no texto e na imagem e na relação entre estes dois. Hoje, também, o design gráfico também vem ganhando bastante espaço na internet e computação, tendo vista que, criação de sites, portais eletrônicos e softwares são exemplos de onde o design gráfico também vem sendo utilizado.

Um designer gráfico, geralmente, usa seu próprio repertório cultural: visual, intelectual e psicológico para realizar seus trabalhos. Este repertório, junto de sua capacidade técnica, vai em busca de um objetivo, que é transmitir certa mensagem.

capa de edição da revista Ray Gun, produzida por David Carson

Partindo disto, agora falemos um pouco sobre um designer gráfico um tanto quanto diferente, mas muito importante para o desenvolvimento deste setor.

Sabe aqueles caras que já nascem velhos? Então...
Nascido em 8 de Setembro de 1956 no Texas, Estados Unidos, David Carson é um designer gráfico renomado mundialmente nos dias de hoje. Além de ter se tornado um profissional de grande destaque em sua área, Carson ainda fez faculdade de sociologia, deu aulas em faculdades e no ensino fundamental e já foi um dos 10 melhores surfistas no mundo! Alguém com tantas experiências de vida assim, quando se dedica a uma área somente, provavelmente terá bastante do que inserir em seus trabalhos, desde reflexões até estilos que virarão tendências em sua época.

Carson se destaca no meio de tantos designers por principalmente um motivo: fugir dos padrões. Para ele, a complexidade do mudo de hoje em dia não pode e não deve ser expressa de uma maneira tão linear, o que é o mais comum hoje em dia.  Coisas que seriam tão necessárias para outros como a hierarquia de informação (no layout e na tipografia), grids e etc, para ele, são desnecessárias. O impacto visual, para David, acaba se tornando mais relevante do que o próprio conteúdo.
Um trabalho que sintetiza bem as principais características do designer
O surfista fez trabalhos em diversas revistas, a maioria do estilo surf/rock music. Contudo, seu maior feito dentro do mundo do design com certeza foi ser diretor de arte de uma das revistas mais importantes para a história do design gráfico: a revista Ray Gun (durante 1992-1995).


Ele foi um dos principais mártires da cultura “cool” nos anos 90, sendo um grande influenciador no mundo do design até hoje. 



Fica aqui a recomendação que vocês pesquisem alguns trabalhos dele, é algo fora do comum e bastante interessante.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário