Como foi a BGS 2014?

Olá, pessoal! Hoje volto a postar aqui no blog e falarei brevemente sobre um evento que vem causando muita expectativa, discórdia, felicidade, frustração e outros sentimentos bons ou ruins aos gamers: a Brasil Game Show (BGS)! Como este blog tem o seu foco em São Paulo, e, aborda, dentre diversos assuntos, o mundo dos games, nada mais justo do que um post comentando sobre a maior feira de jogos da América Latina, que ocorre na cidade.


Recentemente, nos dias 8, 9, 10, 11 e 12 de outubro, foi realizada a Brasil Game Show, no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. O evento vêm crescendo em proporções gigantescas desde sua primeira edição, que teve público aproximadamente de 4 mil pessoas, em 2009 no Rio. Hoje em 2014, o evento que agora é realizado anualmente em São Paulo atingiu a marca de 250 mil visitantes, superando as expectativas novamente.

Contudo, Marcelo Tavares, idealizador do evento, tem que admitir que a feira tem muito no que evoluir. Um dos principais fatores que decepcionaram, assim como no ano passado, foi a desconsideração pelos youtubers, estes que são o principal meio de divulgação dos games atualmente. Na feira, sempre havia um tumulto gigantesco em volta de um youtuber que estava caminhando pelos estandes, e alguns deles acabaram sendo até expulsos pelo alvoroço que estavam causando. Haviam os que tinham ido pelas novidades dos games e os que tinham ido pelos que produziam vídeos, e os dois públicos acabaram sendo prejudicados por esta desorganização.

A feira pecou também na falta de algumas grandes produtoras de jogos que poderiam ter acrescentado muito, como a Nintendo, Blizzard, Bethesda e Riot, que não participaram do evento. Essa ausência pode ter sido causada, dentre outros motivos, pelo alto custo do aluguel de um espaço, que chega aos sete dígitos quando se tratam de grandes empresas.

Filas existem em qualquer evento grande, isto é um fato. Porém, a organização da BGS poderia ter tido uma maior preocupação em dar maior preferência para os jogos que seriam os mais "assediados". Isto poderia ter evitado, ao menos minimamente, o tamanho gigantesco das filas, que chegavam a dar voltas no pavilhão, com uma espera que chegou até a seis horas (caso do jogo The Order: 1886).


Apesar de tudo, o evento também teve muitos pontos positivos e avanços em relação à anos anteriores, que merecem ser destacados

A infraestrutura melhorou em relação a aos anos anteriores. Agora, foram utilizados todos os cinco pavilhões do Expo Center Norte, permitindo uma melhor circulação entre os 250 mil visitantes, graças ao maior espaço existente entre os estandes. O evento ainda contou com um aplicativo próprio para smartphones, que facilitou bastante a localização dos visitantes, bem como a interação pelas redes sociais.


parte do mapa da feira

A maioria das grandes empresas marcaram presença na feira de games. Gigantes como Sony, Microsoft, Ubisoft, EA e Activision mostraram os seus principais lançamentos, permitindo ao público, como de costume, que testassem estes jogos. Destaques aos jogos que fizeram mais sucesso na feira: Assassin's Creed: Unity, Halo: The Master Chief Collection, Sunset Overdrive, The Order: 1886, Mortal Kombat X, Call of Duty: Advanced Warfare, e outros. Além disso, personalidades como Ed Boon (criador da saga Mortal Kombat) e Dennis Ries estiveram presentes no evento também, mostrando o interesse de produtores internacionais no território brasileiro. Empresas pequenas com seus jogos Indie também tiveram seu espaço


A Brasil Game Show ainda tem muito no que evoluir, porém, é inegável o quanto este evento é importante para o mercado de games no Brasil. A feira é de extrema importância para que grandes empresas voltem seus olhos ao país, percebendo que o mercado aqui vem crescendo a cada ano e que este têm hoje grande importância internacional. E você, foi para a BGS esse ano? Acha que não vale a pena? Pretende ir em 2015?  Com certeza a experiência é válida, mas essa decisão não cabe a mim, mas sim a você.





Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário