Graphic MSP - Os mitos nunca morrem



  Creio que a Turma da Mônica tenha sido parte da infância de 90% do povo brasileiro. Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu, Franjinha, Turma do Penadinho, Turma da Mata, Astronauta, Louco... Tudo criação do nosso querido senhor Mauricio de Souza.
  



  Mas os mitos também merecem uma boa releitura. Hoje, eu vim falar sobre o selo Graphic MSP, um projeto da Mauricio de Souza Produções que vem transformando histórias feitas de forma industrial e mecanizada em belos trabalhos autorais.  Criado em meados de 2012, sob a supervisão de Sidney Gusman (um jornalista que manja pra caramba de quadrinhos), consiste em graphic novels feitas por artistas brasileiros em destaque no mercado nacional. As histórias vêm sendo publicadas pela editora Panini. Vamos a elas!






Astronauta Magnetar
Coube a Danilo Beyruth fazer alguma coisa com o Astronauta, aquele moleque que se aventurava pelo espaço em sua nave escrota em formato de bola. A graphic novel conta a história dele indo a uma magnetar (uma espécie de estrela de nêutrons), e como ficou preso por lá. O autor fez uma extensa pesquisa científica para nos explicar o que raios é uma magnetar. O grande trunfo da obra é que ela retrata de forma dramática,emocionante e magistral sua solidão no espaço (sempre achei o Astronauta um cara bem forever alone, juntamente com o Horácio). Também tem um quê de Gravidade, Alien e 2001, além dos desenhos serem lindos.

Outros trabalhos do autor: Necronauta, Bando de Dois, São Jorge
                                                                           





Turma da Mônica – Laços
Eu citei essa obra nas menções honrosas da minha lista de HQ’s do outro post. É lindo, de encher os olhos. Feita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, conta a história de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali em uma jornada atrás do desaparecido Floquinho. Como eu já disse, é LINDO, os desenhos são LINDOS, a história é LINDA, tudo é LINDO. Qualquer pessoa que tinha a Mônica e seus amigos como parte de sua infância vai se emocionar lendo isso.  Possui ainda várias referências aos anos 80, além de filmes nostálgicos como E.T. e Conta Comigo.

Outros trabalhos dos autores: o Vitor Cafaggi já fez Duo.tone, Puny Parker e Valente (posição 6 do meu Top 10). A Lu ainda não começou com trabalhos de destaque além de Laços, mas publica belos desenhos em seu blog Los Pantozelos.
 





 Chico Bento Pavor Espaciar
Feita por Gustavo Duarte, é uma história muito legal e bem engraçada (assim como o próprio Chico). Chico Bento e Zé Lelé ficam sozinhos em casa e, juntamente com Giselda e Torresmo, são abduzidos por alienígenas. Bem simples, mas muito legal! Uma leitura divertida, os desenhos são muito fluídos (dão uma impressionante sensação de movimento). Há ainda algumas referências bem legais a outros eventos estranhos que ocorreram por aí.

Outros trabalhos do autor: Có!, Monstros, Birds, Taxi






Piteco – Ingá
O nosso querido homem das cavernas recebeu uma releitura excelente do paraibano Shiko.  Piteco deve resgatar Thuga, que foi sequestrada por homens-tigre, enquanto seu povo migra para terras mais férteis. Tem muita ação e aventura. Os desenhos aquarelados são uma maravilha. O legal é que Shiko utilizou elementos da mitologia brasileira, como o Curupira, o Boitatá e o Anhanguera. A Pedro do Ingá também existe, na Paraíba. Uma mistura bem legal de épico, pré-História e Nordeste.

Outros trabalhos do autor: O Azul Indiferente do Céu (ainda não li, dizem que é muito boa), O Quinze, Talvez Seja Mentira. O cara ainda é um dos melhores ilustradores do país.











Bidu – Caminhos
Os mineiros Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho receberam a missão de reinterpretar o primeiro personagem de Mauricio de Souza, e a cumpriram com perfeição. A HQ conta a história de como o cachorrinho azul conheceu o Franjinha. Os desenhos são lindos, a história de Bidu conhecendo os outros cachorros é muito legal. Também há o primeiro encontro com a Dona Pedra (uma das melhores personagens do Mauricio!). O interessante é a forma como os cães se comunicam, por desenhos nos balões ao invés de falas. Também é emocionante.


Outros trabalhos dos autores: a dupla já trabalhou junto em Achados e Perdidos e Cosmonauta Cosmo, além de publicar webcomics em seu site Quadrinhos Rasos. Garrocho é criador da tira Bufas Danadas.



  Ainda em 2014, provavelmente em dezembro, será lançada a segunda HQ do Astronauta, Singularidade. Para o ano que vem, estão previstas as graphic novels da Turma da Mata, do Papa-Capim, Penadinho, outra da Turma da Mônica e uma do Louco.
  Todas as publicações contêm extras no final, com rascunhos e uma breve história da criação do personagem.  Possuem versões em capa mole, custando por volta de uns 15 reais, e em capa dura, entre 25 e 30 reais. Ambas valem muito a pena, mas se tiver dinheiro, é melhor comprar em capa dura, né? Você as encontra facilmente na internet, livrarias e comic shops (link da compra na Comix aqui). Tem até em bancas de jornais. Recomendo, vale cada centavo que você gastar. É um projeto excelente, que vem  tendo ótima recepção do público e da crítica. Ajuda a divulgar o trabalho desses excelentes autores e a incentivar o mercado de quadrinhos do Brasil, que anda se destacando muito nos últimos anos. Nota 10.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário