As 10 coisas mais legais de todos os tempos - Parte 2

 Fala, pessoal! Sou eu de novo, agora com a segunda parte dos meus Top 10 de coisas preferidas. Desta vez, falo de livros, games e quadrinhos.Se alguém quiser fazer algum comentário (oi?Alguém?), agradeceríamos muito. Ok, let's go!                                                                            

LIVROS

10º: A Odisseia (Homero) – o famoso épico grego. Li em prosa, em uma edição da Nova Cultural. É realmente épico.


9º: A Janela Quebrada (Jeffery Deaver) – um romance policial que eu comprei na Nobel, acabei gostando pra caramba. Tem uma trama excelente, sobre um serial killer que incrimina inocentes com provas perfeitas, usando somente dados, o que nos faz refletir sobre a nossa falta de privacidade nos meios eletrônicos


8º: A Hora da Zona Morta (Stephen King) – por enquanto o único livro que eu li dele, comprei em uma banca perto da Sé. Uma história excelente sobre um cara, John Smith, que sofreu um acidente e ficou em coma por uns 5 anos. Ao acordar, percebe que tem o dom de descobrir o passado e o futuro tocando em pessoas. Com isso, tenta matar Greg Stilson, um político que irá se tornar presidente e causará uma guerra nuclear. Possui muitas referências à política americana nos anos 70, como o escândalo de Watergate
Essa imagem é do filme da Zona Morta, não do livro, para quem não percebeu


7º: Série The 39 Clues (vários autores) – uma série infanto-juvenil iniciada por Rick Riordan, o autor do Percy Jackson. Fala de uma caça ao tesouro de dois irmãos, Amy e Dan, contra os clãs de sua família, que teve ilustres membros relevantes na história mundial, como Benjamin Franklin, Mozart, Shakespeare... Quando eu tinha uns 10 anos, essa série me cativou com sua narrativa, humor e referências históricas. Nostalgia...



6º: A Revolução dos Bichos (George Orwell) – grande clássico da literatura, usa bichos da fazenda para representar uma revolução comunista que acaba virando um regime ditatorial (Stalin approves). Li em um livro velho e mofado, que deve ter me dado asma e todos os tipos de –ites no pulmão



5º: Harry Potter e as Relíquias da Morte (J.K. Rowling) – podem falar o que quiser, eu gostei bastante desse livro. Eu gostava pra caramba da saga cinematográfica (que eu considero um clássico juvenil dos anos 2000), então, ganhei o último livro. E eu gostei, tenho ele aqui na escrivaninha até hoje


4º: A Metamorfose (Franz Kafka) – lembro que quando eu terminei de ler esse livro, fiquei com raiva. Como eles puderam fazer aquilo com o Greg? Como?? Penso que ele era um cara trabalhador como qualquer outro, mas com uma rotina angustiante, e era só uma forma de dar sustento à família, sem qualquer valor humano. Ou seja, era um inseto antes mesmo de se transformar



3º: Tom Sawyer (Mark Twain) – a escola me mandou ler esse livro. E eu achei muitíssimo legal, ver a infância das crianças americanas no século retrasado. A história é muito legal, com direito a travessuras de Tom, assassinato, romance, uma ilha e uma caverna



2º: 1984 (George Orwell) – ah, a grande obra do cara! Esse romance é extremamente famoso, quando li, lembro que fiquei impressionado com essa sociedade distópica e fascista, as teletelas, o Big Brother, o ‘’duplipensar’’, os Ministérios. Creio que esse livro influenciou todo tipo de ficção científica que fala de um futuro pessimista ( Blade Runner, Laranja Mecânica, Fahrenheit 451...)



1º: CAPITÃES DA AREIA (Jorge Amado) – foi o primeiro clássico brasileiro que li. Não esqueço até hoje do Sem Pernas, do Professor, do Pedro Bala, João Grande, Dora, Padre José Pedro, Volta Seca, Gato. Lembro de uma das minhas parte preferidas da história, o Carrossel Japonês. Esse livro é fantástico, nem vi o filme.


Menções honrosas: Histórias Extraordinárias (Edgar Allan Poe); O Cão dos Baskerville (Arthur Conan Doyle); O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), O Hobbit (J.R.R. Tolkien).

GAMES

10º: Guitar Hero 3 (PS2) – um dos meus primeiros contatos com o rock. Músicas inesquecíveis como Slow Ride, Barracuda, School’s Out, Even Flow, The Seeker, The Devil Wents Down to Georgia. Até hoje não consigo tocar a Through the Fires and Flames no hard (nem no medium eu consigo direito)

 9°: Brazukas 2009 (PS2) – jogo pirata! Costumava jogar com o Palmeiras, claro. Cleiton Xavier, Keirrison, Armero... É, o Verdão era bom e eu nem sabia, agora devo aturar essa coisa que entra em campo hoje em dia...

"Genuinamente'' brasileiro!


8º: God of War 2 (PS2) – jogo animal! Zeus enfiando a espada na barriga do Kratos, a luta contra as Sisters of Fate… A saga que nos ensina que gregos falavam inglês!

Kratos vs Colosso de Rodes

7º: Black (PS2) – o único jogo de tiro no qual eu realmente fui bom. A EA bem que podia lançar uma continuação



6º: Mario Party DS (Nintendo DS) – meu primeiro jogo de DS. Eu adorei aquele jogo, que misturava tabuleiro com minigames muito legais. Aprendi rapidinho a jogar, apesar de não entender nada porque estava em japonês


5º: Pokémon Platinum (Nintendo DS) – eu já joguei alguns Pokémon, mas esse foi o que eu mais tive contato. Não conseguia jogar online, por isso, zerei o modo história umas 30 vezes. Fazia questão de chegar no final com um Gyarados, um Infernape e o Giratina

Dica: não gaste sua Master Ball com ele

4º: Grand Theft Auto V (Xbox 360/PS3) – acho que foi um dos games mais caprichados e grandiosos que já joguei. Eu me encantei com o mapa gigante, as falas, as missões, os carros, os gráficos... Jogo perfeito


3º: Grand Theft Auto San Andreas (PS2) – zerei muitas missões, mas o que eu mais gostava de fazer era andar por Los Santos, fazendo códigos, matando inocentes, fugindo da polícia e explodindo coisas. Minha mãe não gostava quando eu jogava isso, por que será?

PM de São Paulo no GTA! Só podia ser BR

2º: Resident Evil 4 (PS2) – a saga já nem era mais de terror, mas era de arrepiar. Aquelas Plagas me assustam até hoje, gastei muitos tiros de Magnum com elas. E aquela maldita Ashley...

O pior de tudo não é o monstro, é a Ashley
1º: BULLY (PS2) – o único que eu zerei 100%. Como era bom bater nos valentões, fugir dos inspetores, visitar aquele sanatório sinistro, roubar a moto... Aguardo o 2.

                                                                                  
Menções honrosas: Crash Bandicoot (PS1); Half Life (PC); Mario Kart DS; Pokémon Ranger (DS).    


QUADRINHOS  

10º: Persépolis (Marjane Satrapi) – autobiografia francesa de uma menina iraniana, desde a infância até a idade adulta. Interessante notar a vida de um país em guerra governado por uma ditadura fundamentalista, além de ver as dificuldades pelas quais ela passou no exterior



9º: V de Vingança (Alan Moore, David Lloyd) – a famosa HQ nos revela um futuro distópico parecido com 1984, além do sorridente terrorista de codinome V. Destaco o diálogo de V com a Justiça e o cárcere de Evey



8º: Scott Pilgrim Contra o Mundo (Bryan Lee O’Malley) – um quadrinho canadense realmente muito bacana e original. É bem engraçado, recomendo. O filme também é excelente (está na minha lista de filmes da Parte 1)



7º: Asterios Polyp (David Mazzuchelli) – excelente, extremamente original, filosófico. Utiliza tudo o que a linguagem dos quadrinhos tem para oferecer.




6º: Valente (Vitor Cafaggi) – coletânea de tirinhas que o mineiro publicou no jornal O Globo, que rendeu ao autor o prêmio HQ Mix de 2012 (juntamente com Duo.Tone). São quatro até agora (Para Sempre, Para Todas, Por Opção e Para o Que Der e Vier, todas da Panini). Muito legal, todo adolescente vai se identificar



5º: Batman O Cavaleiro das Trevas (Frank Miller) – essa é clichê. Diálogos ótimos, desenhos competentes e roteiro excelente. Chega a causar espanto esse Batman frio e violento. Contém ainda o quebra-pau mais esperado da história das HQ’s: Batman vs Superman



4º: Daytripper (Fábio Moon, Gabriel Bá) – considerada a maior HQ brasileira, merece esse título. É lindo, conta a história da vida (e mortes, no plural mesmo) de Brás de Oliva Domingos. Faz a gente refletir sobre a vida, aproveitá-la da melhor forma possível. Os dois autores também fazem tirinhas maravilhosas, Quase Nada



3º: Reino do Amanhã (Mark Waid, Alex Ross) – roteiro fantástico, nos mostra um retorno dos grandes heróis da DC, eu uma verdadeira declaração de amor aos personagens da editora. O que chama a atenção são os desenhos de Alex Ross, que são pinturas lindas. A quantidade de detalhes e easter eggs é impressionante (assim como outra obra desenhada por ele, Marvels)



2º: Watchmen(Alan Moore, Dave Gibbons) – já dediquei um post inteiro a essa obra-prima. A minha opinião sobre ela está nesse link aqui



1º: SANDMAN (Neil Gaiman, um monte de desenhistas) – as famosas e fantásticas histórias de Sonho e os outros Perpétuos. Talvez algum dia eu faça um post dedicado somente a essa série. Destaco os arcos Prelúdios e Noturnos, A Casa de Bonecas, Terra dos Sonhos, Estação das Brumas (esse é fenomenal) e Fim dos Mundos.


 Menções honrosas: Turma da Mônica Laços (Vitor e Lu Cafaggi), Batman Ano Um (Frank Miller), No Coração da Tempestade (Will Eisner), Y The Last Man (Brian K Vaughan), Preacher (Garth Ennis)Fábulas (Bill Willingham), Peanuts (Charles Schulz), The Walking Dead (Robert Kirkman), Dragon Ball (Akira Toriyama), Marvels (Kurt Busiek e Alex Ross).

Finalmente acabou! E esses foram os meus Top 10 de livros, filmes, HQ's, games e músicas. É muito legal falar sobre isso, o difícil é reduzir tudo o que você gosta a apenas dez opções (por isso coloquei as menções honrosas, porque doeu no coração deixar algumas coisas de fora). Sei que foram dois posts longos e inúteis, mas se você leu e chegou até aqui (provavelmente não), muito obrigado e até a próxima!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário