Dalí na Tomie Ohtake

Olá queridos, vocês conhecem o Instituto Tomie Othake? Conhecem Tomie Ohtake?
Monumento em comemoração aos 80 anos de imigração japonesa, na 23
Bom, comecemos pela mulher. Tomie Ohtake é uma artista plástica japonesa, naturalizada brasileira. Ela veio ao Brasil para visitar um irmão que havia imigrado para cá, e acabou sendo impedida de voltar ao Japão por conta da Segundona (não o campeonato favorito do Palmeiras, a guerra mesmo). Ela faz umas pinturas, gravuras e esculturas muito loucas, mas que considero bastante interessantes.

Escutura em Santos




Ela ganhou diversos prêmios, sendo um deles a Ordem do Rio Branco, um importante prêmio concedido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por essa obra acima.
Em 2000, foi criado o Instituto Tomie Ohtake. Ele fica na parte térrea de um prédio bem diferentão, projetado pelo filho dela, Ruy Ohtake, um renomado arquiteto. O instituto tem a proposta de expor, gratuitamente, as tendências da arte nacional e internacional, além de as referências dos últimos 50 anos do cenário das artes plásticas. Vira e mexe tem uma exposição legal lá. A última foi, se não me engano, da artista japonesa Yayoi Kusama. Eu fui e achei bem legal. A mulher é bem louquinha (de verdade, vive há 41 anos em um hospital psiquiátrico), mas suas obras são bastante instigantes, tratando bastante da sexualidade.
Prédio que sedia o instituto

Voltando ao tema principal, o Instituto Tomie Ohtake fica na Rua Dos Coropés, 88. Dá para chegar lá descendo no metrô Faria Lima, não fica muito longe. Abre de terça a domingo, das 11 às 20. Depois de amanhã, estará acontecendo uma exposição do Salvador Dalí lá (ficou engraçada essa frase....).
Salvador Dalí, para quem não conhece (e para quem conhece também) é um artista plástico catalão. O cara é bem loucão mesmo. Fazia parte do movimento surrealista, participando de trabalhos na área do cinema, fotografia, literatura e, principalmente, pintura dentro dessa linha.
Obra mais famosa do Dalí, "A persistência da memória"


O trabalho dele é bem legal. Acho que valerá à pena ir à essa exposição, que ficará lá até dia 11 de janeiro. O problema será a fila. Como é de graça, acaba lotando. Se ficou com vontade, vá cedo. Eles vão distribuir senhas na porta para controlar a entrada, a partir das 10 horas. As portas abrem às 11.

Boa exposição!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário