Por que você DEVE assistir Breaking Bad (sem spoilers)

Overrated: um termo utilizado para descrever alguma coisa (ou alguém) que não vale todo o valor que lhe é atribuído. Se existe algo que eu posso afirmar com toda a certeza do mundo que não condiz com este termo é a série Breaking Bad.
Já aviso que listar tantos pontos que fazem a série ser o que é, não é nada fácil, portanto este post se limitará a apresentar alguns dos pontos principais da série ao meu ver, até para não ter que contar spoilers ao longo do texto também (coisa que odeio).

"Breaking Bad é uma série de televisão dramática estadunidense criada e produzida por Vince Gilligan. A série foi exibida originalmente nos Estados Unidos e no Canadá pelo canal detelevisão por assinatura AMC. O programa estreou a 20 de janeiro de 2008 com uma primeira temporada de sete episódios. Terminou a 29 de Setembro de 2013 após cinco temporadas. No Brasil, o seriado é exibido pelo canal pago AXN e pelo serviço de streaming Netflix. Na TV aberta foi exibido pela Rede Record."

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Breaking_Bad



ENREDO

Breaking Bad conta a história de Walter White, um pacato e entediante professor de química do ensino médio de uma escola em Albuquerque, Novo México. 
Com constantes problemas financeiros, Walt, aos 50 anos, é diagnosticado com um câncer terminal. Com medo de deixar sua família na pior depois que morrer, ele acaba recorrendo à seus conhecimentos químicos para fabricar metanfetamina, tentando conseguir uma reserva de dinheiro para o futuro de sua família.

Porém, Sr. White é um homem extremamente certinho, e nunca havia cometido nenhum tipo de crime em toda sua vida. É aí que entra Jesse Pinkman, um ex-aluno de Walter que nunca encontrou um caminho na vida. 
Jesse, então, com sua experiência de viciado e de pequeno traficante, se une ao seu ex-professor e os dois, com todo o conhecimento de Walt, passam a fabricar o cristal mais puro já visto no mercado da metanfetamina, fazendo um sucesso estrondoso. 

Além disso tudo, o cunhado de Walt, Hank Schrader, é um agente relativamente importante da DEA (o órgão estadunidense de combate às drogas) de Albuquerque, e este começa a caçar seu próprio parente, sem nem desconfiar de sua identidade paralela.
E este é só o começo da série! Ao longo da história muitos acontecimentos surpreendentes e reviravoltas acontecem, deixando o espectador sempre preso à tela.

ELENCO

Bryan Cranston (Walter White),
Aaron Paul (Jesse Pinkman),
Anna Gunn (Skyler), 
RJ Mitte (Walter Jr.), 
Dean Norris (Hank),
Betsy Brandt (Marie),
Bob Odenkirk (Saul Goodman).



SEMI-ANÁLISE

Há alguns pontos principais que devem ser destacados sobre a série. Um destes pontos é o desenvolvimento de cada personagem durante o decorrer da história, com o foco em Walter White, é claro. 
Durante a série, Walter passa de  uma pessoa comum, com o senso de moralidade qualquer, para um verdadeiro monstro, representando como o poder pode corromper qualquer pessoa. 
Enquanto Walter vai para o lado negro, Jesse estabelece um contraponto se tornando alguém melhor, passando de um mero viciado sem rumo para uma pessoa que apresenta pontos fortes de moralidade, se sobressaindo, em algumas situações, dos demais personagens, inclusive daqueles que no inicio da serie se mostravam tão corretos e cheios de  éticas. 



Indo por este caminho, podemos também notar uma complexidade imensa em cada um dos personagens, que demonstram diversas faces entre o bem o e mal, o certo e o errado, a verdade e a mentira. Tais características são fortemente visualizadas nos personagens, inclusive os coadjuvantes como é o caso da Skyler, mulher de Walter, ou até Saul Goodman, o advogado geralmente atuante em campos da criminalidade. 
Esse ponto é na minha opinião um dos mais interessantes, uma vez que na série fica nítido que não há apenas um lado (do bem ou do mal), eliminando o extremismo presente na maioria das histórias de produções audio-visuais. 

Cada cena, feitas por atores extremamente competentes, demonstram uma característica de certo personagem, característica que é retomada no futuro, ou não dependendo de cada caso. Os papéis de cada ator foram pensados nos mínimos detalhes. 

Na série, há também, implicitamente, uma crítica a guerra às drogas, praticada hoje na maioria dos países no mundo. Um fato que demonstra bem esta crítica é o fato de Hank, o agente da DEA, produzir, por um mero hobbie, cervejas, estas consideradas inofensivas pela sociedade, diferentemente de todas as outras drogas que o DEA luta para acabar.



Sobre o título da série, "Breaking Bad" seria uma expressão em inglês equivalente à "De mal a pior" em português, o que não deixa de ser um resumo do que é a série. O que não faltam na série também são referências à outras obras famosas, como os filmes O Poderoso Chefão Cães de Aluguel por exemplo. Além disso, há muitas teorias e "Easter eggs" que circulam o universo da série, como a famosa Teoria das cores, que você pode encontrar facilmente uma explicação na internet.

Algo que não se deve deixar de se considerar é o fato de que Breaking Bad "não passou dos limites". Isto é, ao contrário de muitas séries que se estenderam demais no número de temporadas e de episódios, "forçando a barra" na história somente visando maior lucro da produtora, a série de Heisenberg foi diferente. Alguns até consideram que a série deveria ter acabado antes, mas, na minha opinião, a extensão da história teve um tempo ideal, sem deixar que a série perdesse a graça, como vem acontecendo, por exemplo, com Smallville  ou Supernatural, na opinião de alguns.
  
Eu posso escrever uma bíblia aqui que nunca terminarei de falar, então vamos concluir. Vi a série inteira no Netflix, mas também é possível vê-la pela internet, pelos torrents da vida e por ai vai. Como já citei no começo, este post foi somente uma breve recomendação, já que é muito difícil falar da série sem contar spoilers.
Breaking Bad é uma daquelas obras que são impossíveis de descrever sua excelente qualidade, e todos os prêmios que a série recebeu comprovam isso (dez Primetime Emmy Awards, oito Satellite Awards, dois Globos de Ouro, além de ter se tornado a série com mais audiência de todos os tempos em 2014), portanto, VEJA! Se tivesse que dar uma avaliação, seria Nota 12/10.





Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário